BOAS INFORMAÇÕES DE PERDIZES!




Abriga diversas instituições educacionais, como o campus de Perdizes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, uma das mais importantes instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil. É possuidora do TUCA, teatro tombado pelo Patrimônio Histórico do Município de São Paulo, que teve sua inauguração dada no ano de 1965, sendo famoso pelas manifestações políticas durante o Regime Militar.
Outras entidades educacionais presentes são: o Colégio São Domingos; o Colégio Santa Marcelina; o Colégio Batista, (Unidade Perdizes), fundado por missionários americanos, com história de 100 anos de tradição pedagógica; o Colégio Pentágono; o Colégio Sagrado Coração, tradicionais entidades algumas católicas de ensino, abrangendo todos os níveis, inclusive o universitário e cursos extracurriculares; e o Externato Assis Pacheco dirigido pela professora Maria de Lourdes Aranha de Assis Pacheco em colaboração com suas irmãs, que funcionou por muitos anos na Rua Cardoso de Almeida, esquina com a Rua Itapicuru, formando gerações de jovens da elite do distrito.
Abriga ainda, a Paróquia Coração Imaculado de Maria (capela da PUC/SP). A Igreja de São Geraldo, situada no Largo Padre Péricles (antigo Largo das Perdizes), tendo sido criada em 1914, por Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, guarda diversos tesouros arquitetônicos e artísticos, mas o de maior destaque está protegido no campanário: o Sino da Independência do Brasil, que anunciou a Sete de Setembro de 1822, uma hora após a proclamação, a Independência do Brasil, às margens do Ipiranga pelo príncipe D. Pedro. A Paróquia de Santa Rosa de Lima em honra à padroeira do bairro, na Rua Apiacás. E ainda, a Igreja de São Domingos, localizada na Rua Caiubi.
Apresenta também o Clube Português de São Paulo, fundado no ano de 1920, que se localiza na Rua Turiassu, e tem como objetivo ser uma entidade que reuna portugueses, seus descendentes e brasileiros, promovendo os encontros das famílias, e as festas comemorativas das datas magnas de Portugal e do Brasil, incentivando a ação cultural. Em 1929, fundou a Biblioteca Portuguesa de São Paulo e continuou a incentivar a criação de Grupos Folclóricos. Voltado a eventos sociais e culturais, como casamentos, batizados, formaturas, chás beneficentes, bingos, palestras, cursos e convenções.].Além de ter o consulado geral da Polônia em São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog